DISTENSÃO ABDOMINAL: O QUE É E COMO RESOLVER ESSE PROBLEMA?

Você sabia que a cada dez pessoas, cerca de três sentem desconfortos e complicações que estão relacionadas a distensão abdominal?

Compartilhar

Você sabia que a cada dez pessoas, cerca de três sentem desconfortos e complicações que estão relacionadas a distensão abdominal?

A distensão abdominal é um problema que afeta diretamente a qualidade de vida, autoestima e produtividade daqueles que o possuem e, dependendo do nível em que se apresenta, pode chegar a impedir que a pessoa participe de atividades sociais, desempenhe suas atividades no trabalho de forma adequada ou até mesmo consiga manter uma relação saudável com amigos e familiares.

Segundo o Centro de Cirurgia Digestiva, estudos mostram que esse mal afeta até 30% da população adulta. É um problema de ordem digestiva e pode apresentar também, além do nítido estufamento e inchaço da região abdominal, outros sintomas preocupantes e que merecem cuidado, como por exemplo (fonte)

  • Dores na região abdominal e abaixo das costelas;
  • Febres;
  • Náuseas;
  • Perda de apetite;
  • Sensação de saciedade exagerada após ingerir pouco alimento;
  • Fadiga;
  • Intestino preso ou preguiçoso;
  • Falta de concentração;
  • Problemas de humor;

De acordo com os sintomas citados, conseguimos entender o motivo pelo qual a distensão abdominal atrapalha tanto o desempenho da vida pessoal e profissional de quem a porta.

Se identificou com algum desses sintomas? Então vale a pena prestar atenção, pois são condições que podem te atrapalhar quando o assunto é garantir uma vida saudável e mais feliz. Entenda melhor a seguir quais as principais causas para a distensão abdominal:

  • Excesso de líquidos retidos no intestino ou no estômago

Quando nos deparamos com problemas na absorção de nutrientes como a frutose e o manitol, é possível que haja aumento da quantidade de água no intestino delgado. Além disso, outros fatores podem desencadear também a retenção de líquido direto no estômago. Dessa forma, essa pode ser uma causa de distensão abdominal;

  • Excesso de gases intestinais

Alguns nutrientes, quando não absorvidos corretamente pelo intestino, como por exemplo a lactulose, sofrem fermentação e transformam-se em gases. Esse acúmulo de gases pode também ser uma causa de distensão abdominal;

  • Problemas intestinais variados

Desordens intestinais variadas, como constipação intestinal (que inclusive pode causar aumento do cólon), sensibilidade visceral, diminuição da contração dos músculos intestinais, entre outros fatores, podem ser causas de distensão abdominal;

  • Fatores psicológicos

Alguns sintomas psicológicos, como o estresse e a ansiedade, podem causar alteração das bactérias do intestino. Esse desequilíbrio da microbiota intestinal costuma resultar na produção em excesso de gases e produtos fermentados, que causam a distensão abdominal.

Além desses fatores apresentados, temos também alguns outros fatores comuns que estão relacionados a doenças específicas, genética, ou ainda desordens de outras funções do organismo, como por exemplo:

  • Síndrome do Intestino Irritável;
  • Desarmonia nas funções da tireoide;
  • Intolerâncias alimentares (glúten, lactose, etc);
  • Gastrite e azia;
  • Pouca mastigação na ingestão de alimentos;
  • Intoxicações alimentares;

Se você sentir que sua distensão abdominal está de causando sofrimentos ou ainda atrapalhando no seu dia a dia, recomendamos que procure um profissional para receber o devido diagnóstico e tratamento.

Apesar de merecer bastante atenção, a distensão abdominal é extremamente comum entre as pessoas, que por muitas vezes precisam adaptar sua rotina e vida a fim de conviver com os sintomas e ignorando os desconfortos, acreditando que não há outra opção.

Há ainda aqueles que preferem enfrentar os efeitos colaterais desse problema do que utilizar medicamentos de forma contínua, podendo promover efeitos colaterais ou ainda dependência. No entanto, existem outras alternativas para ao menos melhorar o quadro deste mal.

Confira a seguir algumas dicas recomendadas por especialistas:

  • Aumente o consumo de frutas e verdade

Frutas e verduras frescas auxiliam na digestão. Uma dica rica com estes nutrientes evita problemas intestinais que possam causar a distensão abdominal;

  • Cuidado para não esquecer de beber água!

O consumo de, ao menos, 2 litros de água por dia, é recomendado para garantir um bom funcionamento do organismo em geral e manter um bom nível de hidratação.

Um dos malefícios da falta de água é a piora no quadro intestinal, que, como já vimos, tem efeito direto com os problemas de distensão abdominal.

  • Evite alimentos que demoram para ser digeridos

Dentre os alimentos que merecem especial atenção pois dificultam a digestão ou ainda causam aumento da produção de gases pelo organismo estão as massas, bebidas gaseificadas, laticínios (queijo, leite), carne vermelha, alimentos processados, etc.

Se você sobre constantemente com distensão abdominal, pode ver grande melhora ao evitar esses alimentos.

  • Aumente seu consumo de fibras!

Uma boa quantidade de fibras, quando combinado com uma ingestão saudável de água, é a receita perfeita para um intestino livre de problemas, e consequentemente, uma barriga menos inchada e dolorida.

  • Faça exercícios físicos

Estudos comprovam que exercícios intensos são extremamente benéficos para a proliferação de bactérias boas no intestino, garantindo o equilíbrio da flora intestinal e evitando a prisão de ventre.

Além disso, ao realizar exercícios físicos, os músculos do trato digestivo e intestinal são estimulados e trabalham de forma mais satisfatória para garantir o bem-estar.

Além disso, alguns alimentos naturais possuem propriedades excelentes para lidar com a distensão abdominal. Essa foi a descoberta de uma equipe de especialistas que, após extenso estudo, conseguiu unir em uma fórmula completamente natural os principais ativos que estimulam o funcionamento do canal digestivo e ajudam a prevenir praticamente todos os problemas que podem vir a causar a distensão abdominal.

O composto citado chama-se Moderação, e já é encontrado amplamente no mercado de produtos naturais, com milhares de clientes que usam e recomendam. Em sua fórmula, encontramos ervas, dentre as quais Carqueja, Camomila, Aloe Vera e Salsaparrilha, que possuem excelentes propriedades para a distensão, e ainda as Vitaminas B1 e B6, que proporcionam um melhor funcionamento do organismo e fortificação do sistema imune.

Além disso, por ser líquido, o blend é absorvido rapidamente pelo organismo, sem causar efeitos colaterais ou malefícios a longo prazo. É completamente natural e pronto pra consumo.

Para conhecer mais sobre os benefícios e se livrar da sua distensão abdominal, clique aqui e descubra o Moderação!

Compartilhar