0

5 BENEFÍCIOS DO GUARANÁ PARA SUA SAÚDE

WhatsApp-Image-2018-01-16-at-17.53.51

Compartilhar

Nas duas últimas semanas, os textos de nosso blog foram sobre energia e disposição. Nos artigos disponibilizados, mostramos como a alimentação pode estar mais relacionada à disposição do que pensamos, podendo ser um fator negativo e atrapalhar seu desempenho no dia a dia, mas podendo também ser uma ajuda nessa busca de uma vida mais ativa.

Em nosso último texto, comentamos um pouco mais sobre esse fator positivo que a alimentação pode causar em nossa energia, e indicamos alguns alimentos que podem ser adicionados à nossa dieta para nos dar essa dose extra de disposição. Um desses alimentos é o guaraná, e é sobre ele que vamos nos aprofundar no texto de hoje sobre os benefícios que o guaraná pode trazer para sua saúde.

O guaraná nasce no guaranazeiro, planta arbustiva e trepadeira da região amazônica que é cultivada apenas no Brasil. A fruta é esférica e brilhante, e abriga uma única semente, que é exposta quando a maturidade é atingida, o que faz com que pareça com um olho.

Atualmente, por ter um grande potencial energético e sabor agradável, guaraná é a matéria-prima de cerca de 70% dos refrigerantes e bebidas com fins energéticos no Brasil, além de também ser muito presente em farmácias e drogarias.

A parte da fruta que tem mais utilidade energética é a semente, que possuem até três vezes mais cafeína que os próprios grãos de café, além de serem ricas em taninos, teofilina e teobromina, que também são estimulantes muito conhecidos e eficazes. (fonte)

Ele ainda apresenta em sua composição Vitamina A, E, B1, B3 e PP, além de cálcio, magnésio, ferro, potássio e fósforo. Por isso, o guaraná possui vários benefícios para a nossa saúde.

O uso dessa semente já é comum há anos, por tribos indígenas que buscavam sentir seus efeitos estimulantes, afrodisíacos e também utilizar de suas propriedades curativas. Esse conhecimento foi passado pra frente e gerou alguns estudos, que vamos comentar abaixo.

A medicina usa o guaraná como estimulante do sistema nervoso central e cardiovascular, como um meio de frear o estresse físico e mental, melhorar a disposição e reduzir a fadiga. Esses efeitos são perceptíveis devido à boa concentração de café encontrada na semente da fruta.

Além disso, estudos recentes mostram que a planta também apresenta propriedades protetoras do coração, além de ser eficaz contra diarreia, diminuir dores e enxaquecas, diminuir os riscos de câncer, e também servir como um estimulante sexual natural. (fonte)

Já deu pra perceber que o guaraná é uma fruta bem especial, né? Confira abaixo os principais benefícios para a saúde levantados por esses estudos:

  • MELHORA A DISPOSIÇÃO E ENERGIA

Em 2011, um grupo de pesquisadores realizaram um estudo a fim de quantificar a eficácia do guaraná para melhorar fadiga, qualidade do sono, ansiedade, menopausa e sintomas de depressão, em um grupo de pacientes de quimioterapia por câncer de mama.

Esse estudo concluiu que o guaraná aumentou a energia e melhorou a fadiga desses pacientes sem produzir efeitos de ansiedade ou depressão, e sem atrapalhar na qualidade do sono. (fonte)

Esse aumento da disposição ocorre devido à fórmula dessa fruta, que deixa nosso organismo em um estado mais alerta, gerando, inclusive, maior dedicação em treinos de exercícios físicos, especialmente nos de longa duração.

Por fim, o guaraná proporciona maior facilidade em manter o foco, concentração e raciocínio rápido, nos trabalhos que envolvem a mente. Isso porque bloqueia os efeitos da adenosina, um composto que auxilia no relaxamento do cérebro.

  • AUXILIA NO PROCESSO DE LIMPEZA DO ORGANISMO

As propriedades do guaraná possuem, também, efeito antioxidante, que agem neutralizando compostos prejudiciais do organismo, também conhecidos como radicais livres.

Dessa forma, auxilia na prevenção do envelhecimento, de doenças cardíacas e também no desenvolvimento de câncer pelas células.

  • AUXILIAR A PERDER PESO

Estudos mostram que a cafeína, presente no guaraná, possui a capacidade de aumentar o metabolismo humano em até 11% em um período de 12 horas. Isso significa que seu corpo queima mais calorias mesmo quando você não está realizando atividades físicas, pois auxiliam na transformação de gordura em energia!

Além disso, nosso organismo possui genes responsáveis pela criação de células de gordura, e o guaraná auxilia a retardar a ação desses agentes, auxiliando, mais uma vez, na redução do peso.

Por fim, é válido ressaltar também que o Guaraná produz sensação de saciedade, o que auxilia em dietas e regimes restritivos, principalmente naquela vontade de comer entre as refeições principais.

  • MELHORA O HUMOR

O guaraná estimula a produção de hormônios relacionados à felicidade (dopamina e serotonina). Por isso, o composto é proporciona sensação de bem-estar, além de possuir ação calmante em relação ao alívio do estresse.

  • MELHORA A SAÚDE DA PELE

Devido a suas ações antioxidantes e antimicrobianas, o guaraná possui efeitos antienvelhecimento e melhora a circulação sanguínea da pele. Esse efeito fica ainda mais evidente pois, com a restauração do tecido conjuntivo, diminui-se a aparência de pele seca e rachada, restaurando seu brilho natural, além de evitar espinhas e erupções.

Por isso, nós, do Blog Moderação, adoramos esse nutriente natural e que pode ser introduzido facilmente, e com preços acessíveis, na sua alimentação, proporcionando muitos benefícios para sua saúde, como mais bem-estar, disposição e energia para o dia a dia!

No entanto, é claro que o guaraná, por si só, pode não ser suficiente para proporcionar o efeito energético que você busca, dependendo do nível de cansaço que está sentindo.

Por mais que, introduzindo essa fruta na sua alimentação você sinta muita diferença, existem aqueles dias que estamos especialmente cansados ou esgotados, que nada parece fluir e que você se sente preso dentro da sua própria exaustão. Sabe do que to falando?

Talvez você sinta isso de vez em quando, ou ainda talvez você sinta com mais frequência. Independente de quantas vezes por semana você sofre com esse mal, apostar em mais de uma fonte de alimento energético pode ser um diferencial.

Isso porque seu organismo receberá diferentes tipos de estímulos, e ingerindo alimentos que se complementem, você pode garantir ajuda em dobro para seu sistema nervoso, e consequentemente, mais benefícios para sua saúde.

Pensando nisso, nosso time decidiu que semana que vem, falaremos um pouco mais sobre a maca peruana, outro nutriente natural e com uma função energética incrível e fará toda a diferença para o seu dia.

Então não esquece de anotar na sua agenda! Sexta-feira que vem tem mais conteúdo de qualidade pra você aproveitar.

Compartilhar

Postagens relacionadas

Você sabia que a cada dez pessoas, cerca de três sentem desconfortos e complicações que estão relacionadas a distensão abdominal?
A prisão de ventre, ou ainda intestino preguiçoso, é uma condição na qual o portador tem dificuldades para evacuar, ainda que, por muitas vezes, sinta vontade intensa de ir ao banheiro.

Comentários do post

Pesquisar