0

SENTINDO CANSAÇO EXCESSIVO NOS ÚLTIMOS DIAS? ENTENDA O QUE PODE ESTAR ACONTECENDO

Top view of young tired woman dreamy fall asleep on desk with laptop and documents under head at workplace

Compartilhar

É comum, algumas vezes, nos depararmos com momentos da vida em que há falta de energia para lidar com nosso cotidiano. Essa sensação pode ser passageira, causada por inúmeros fatores momentâneos como um evento estressante, algum atrito que nos deixa ansioso, problemas com relacionamentos, financeiros, etc., mas também por outros motivos.

Quando esses sintomas persistem por mais tempo, pode ser sinal de que algo mais importante esteja acontecendo e precise de atenção. Sonolência excessiva e falta de vontade de seguir com as tarefas do dia a dia pode ser resultado da falta de nutrientes essenciais para o organismo (fonte).

Segundo o presidente do Departamento de Obesidade da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), Mário Kehdi Carra, o excesso ou a falta de nutrientes é responsável por, além de inúmeros outros males, alterações metabólicas importantes que resultam em cansaço (fonte).

Independe da causa deste mal estar, vale ressaltar que sentir-se sem vontade e disposição para seguir com o dia NÃO É NORMAL, por mais que seja uma condição normalizada pela maioria das pessoas, e dar atenção a isso pode ser o primeiro passo para garantir uma vida mais feliz e repleta de saúde, bem-estar e vontade de viver.

É justamente buscando te ajudar a entender o que pode estar acontecendo e o que fazer para garantir essa melhora na qualidade de vida que separamos esse artigo. Confira abaixo causas mais comuns de cansaço e falta de disposição que envolvem sua alimentação.

Vale ressaltar que inúmeras doenças se manifestam primeiro em forma de cansaço extremo, por isso, consultar regularmente seu médico é de extrema importância para garantir que se mantenha sem saudável.

1. EXAGERO NA INGESTÃO DE GORDURA

Alimentos ricos em gordura são vilões da digestão. Por ser uma quebra difícil de ser realizada pelo organismo, o alimento ingerido fica mais tempo no estômago e trato digestivo, o que acarreta em estufamento, azia, queimação, refluxo e muito mais. Além disso, por ser difícil de quebrar, esses alimentos exigem mais do organismo, que prioriza sua atenção para o trato digestivo, causando sensação de letargia e cansaço.

Outro fato é que, quando ingerimos alimentos gordurosos durante a noite, ativamos o metabolismo em um momento em que ele deveria se manter em repouso, o que dificulta o relaxamento do corpo e atrapalha a qualidade do sono, resultando, novamente, em sensação de cansaço.

2. REFEIÇÕES PESADAS

Quando exageramos na quantidade de comida que ingerimos, a reação do nosso organismo se assemelha bastante a quando ingerimos alimentos gordurosos. Comer em excesso sobrecarrega nosso sistema digestivo e exige muito mais energia, tirando de outras funções a capacidade de trabalhar com 100% de suas funções.

O desvio do fluxo sanguíneo para o estômago, quando intensificado, influencia diretamente na quantidade de sangue recebida pelo cérebro, e nos deixa em “modo lento”. Além disso, nossos neurônios relacionados ao sono recebem sinais dos níveis de alguns nutrientes, como glicose, aminoácidos, etc, e quando estamos com alto teor desses nutrientes, as atividades dos neurônios são inibidas, o que resulta em sono.

3. DIETAS EXCESSIVAMENTE RESTRITIVAS

A falta de carboidrato, comum em dietas restritivas, pode causar cansaço e sonolência, já que este é nossa principal fonte de energia. Com o tempo, é comum que o corpo se acostume com a mudança, desde que você insira em sua alimentação outras fontes de energia que possam agir em substituição.

Além disso, é importante também analisar se todos os alimentos que estão nessa restrição realmente precisam estar. Frutas e carboidratos integrais, por exemplo, são fontes de energia limpa e saudável para o organismo. Essa importância se dá ao fato de que, por vezes, uma dieta muita restrita pode resultar em carência de vitaminas e minerais, o que, com certeza acarretará em pouca energia para o desempenho das atividades do dia a dia.

4. EXCESSO DE CAFÉ

Por mais que o café possua efeito psico estimulante, e forneça energia de forma rápida e eficaz, eu excesso pode gerar um estímulo além do que seu organismo pode aguentar, resultando em cansaço físico e mental.

Além disso, o efeito do café em excesso pode resultar em vícios. Isso porque após longos períodos de uso do alimento, a tendência é que o cérebro de “acostume” com seus efeitos, de modo que precisamos aumentar o consumo mais e mais, até chegar a um ponto em que o organismo precisa desse estímulo para se manter em alerta. Nossa dica aqui é manter o consumo diário entre 3 a 4 xícaras.

5. POUCA INGESTÃO DE ÁGUA

Quando nosso organismo está desidratado, um dos principais sinais se dá na sensação de cansaço e falta de energia. Isso se dá pois nosso cérebro sofre diretamente com os baixos níveis de água do corpo, já que ele é um dos órgãos que mais precisa desse nutriente, e, consequentemente, há efeito letárgico.

Será que é isso que o seu cansaço está tentando te avisar? Quantos litros de água você toma por dia? Faça a prova real! A quantidade ideal de água que devemos ingerir por dia varia entre dois a três litros.

Mude este hábito e observe diferenças!

7. FALTA DE VARIEDADE DE ALIMENTOS

A regra é clara e popular: nosso prato deve ser colorido! Isso se deve ao fato de que alimentos com cores diversificadas fornecem também diferentes tipos de nutrientes necessário ao organismo e disposição.

Além disso, a ingestão frequente das conhecidas “junk foods”, ou seja, lanches, salgados e comidas processadas, também dificulta essa questão, já que em suas composições há pouca variedade de nutrientes, o que desacelera a chegada do açúcar ao sangue.

Um estudo realizado por cientistas da Uiniversidade do Sul da Califórnia (UCLA), em 2021, se aprofundou nessa questão. O objetivo dos especialistas era realizar análise sobre os efeitos de uma dieta rica em calorias e gorduras em ratos.

A conclusão de pesquisa confirmou que os ratos expostos a esse tipo de alimentação apresentaram piora da memória, aumento da ansiedade e letargia para realizar as atividades, em comparação com ratos que comeram saudavelmente.

8. JEJUM POR PERÍODOS PROLONGADOS

Um dos efeitos mais imediatos do jejum é a queda de açúcar no sangue. Após algumas horas sem comer, devido à diminuição dos níveis de glicose, o cérebro passa a buscar o aumento através de mensagens que são percebidas pelo corpo.

Dentre essas mensagens, temos a dificuldade de concentração, falta de ânimo e disposição, vontade de dormir, etc. Neste caso, quando for adotar essa estratégia de jejuns, é necessário verificar como seu organismo reage, e ir adotando a prática aos poucos.

Independente do motivo pelo qual você está sofrendo com energia baixa, é sempre importante manter-se alerta sobre os sinais que nosso corpo nos dá, a fim de buscar uma melhor qualidade de vida e disposição.

Quando estamos saudável e o organismo funcionando redondinho, com disposição e ânimo, os problemas do dia a dia podem ser solucionados mais rapidamente, e você está sempre preparado para viver as experiências e vivências da melhor forma possível.

Uma das formas de garantir que esteja sempre com bem-estar é apostar em medicina preventiva, e contar com ervas e vitaminas naturais para manter um estilo de vida mais saudável. Continue nos acompanhando e tenha acesso aos melhores materiais de saúde e bem-estar alinhados com uma vida natural.

Compartilhar

Postagens relacionadas

Você sabia que a cada dez pessoas, cerca de três sentem desconfortos e complicações que estão relacionadas a distensão abdominal?
A prisão de ventre, ou ainda intestino preguiçoso, é uma condição na qual o portador tem dificuldades para evacuar, ainda que, por muitas vezes, sinta vontade intensa de ir ao banheiro.

Comentários do post

Pesquisar

PASTILHAS EFERVESCENTES

Shots Liquidos

Solúveis

Linha Essenciais - Liquid