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O QUE COMER PARA MELHORAR SUA DISPOSIÇÃO E ENERGIA? DESCUBRA!

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Está sentindo falta de energia nesses últimos dias? Em nosso artigo da semana passada, comentamos sobre essa sensação que pode ser passageira, causada por fatores momentâneos, ou então, se mostrar presente de forma mais persistente em nossas vidas.

Além disso, falamos um pouco sobre fatores que envolvem sua alimentação e que podem estar causando estes sintomas. Clique aqui e confira a matéria completa para ficar por dentro!

Já nessa semana, vamos complementar o assunto que trouxemos no texto anterior, nos aprofundando um pouco mais e mostrando algumas sugestões envolvendo alimentação que tem se mostrado eficazes para solucionar esse problema.

Para começar, vale ressaltar a famosa frase clichê, mas que nem por isso deixa de ser verdadeira: somos o que comemos. Assim como um carro precisa de gasolina para andar, nosso corpo também precisa de combustível para exercer suas funções.

Além disso, é conhecimento notório que um litro de gasolina rende muito mais quilômetros andados do que um litro de álcool. Esse raciocínio, novamente, pode ser emprestado a nós para descrever como o funcionamento do nosso organismo e a nossa saúde depende muito da nossa alimentação.

Nosso organismo possui cerca de 100 trilhões de células, e todas elas precisam de combustível para funcionar, que vem diretamente dos alimentos que consumimos. Cuidando para que esses alimentos sejam saudáveis e benéficos para o funcionamento do nosso corpo, podemos observar melhor do poder de raciocínio, melhora do humor, redução do estresse, aumento da vitalidade e até mesmo um coração mais saudável. (fonte)

Em contrapartida, deixar de cuidar da alimentação e mantê-la desbalanceada pode provocar alguns malefícios ao nosso organismo, como a aceleração do processo de envelhecimento, ganho de peso, problemas digestivos, letargia, problemas de concentração e humor, aumento da probabilidade de câncer, dores de cabeça, asma e muito mais! (fonte)

Ou seja, já deu pra entender o que estamos querendo dizer, né? Você pode se sentir mais energético e melhorar sua disposição apenas com sua alimentação!

Os alimentos energéticos assim funcionam porque, no processo de digestão, acabam fornecendo energia para as funções de nosso organismo de forma mais rápida. Nesta categoria, temos alimentos que por si só também possuem efeito psicoestimulante, fornecendo combustível para o desenvolvimento de nossas atividades.

Ou seja, o cafezinho não está banido! Pelo contrário, como dissemos no texto anterior, o consumo de até quatro xícaras de café por dia é considerado saudável, e alimentos que possuem cafeína também podem ser considerados energéticos.

Confira a seguir uma lista de comidas que podem te ajudar, então, a manter a disposição e energia lá em cima, sem precisar de remédios:

1. AÇAÍ

Por ser um alimento com alto teor de carboidrato, fibra, Vitamina C, B1, B3 e antioxidantes, acaba sendo uma ótima alternativa para garantir uma reposição saudável de energia para o organismo.

Vale ressaltar que ele ainda possui gorduras insaturadas, conhecidas por auxiliar no controle da pressão arterial e do colesterol.

2. CHOCOLATE

Nesta composição, nosso organismo consegue absorver um nutriente chamado teobromina, que possui efeito similar à cafeína, proporcionando disposição e colocando nosso corpo em um estado mais alerta, menos letárgico.

Além disso, no chocolate amargo encontramos ainda antioxidantes que retardam o envelhecimento e ajudam a cuidar da saúde do coração.

3. OLEAGINOSAS

Fazem parte deste grupo as nozes, amêndoas e castanhas. Sua função energética vem dos minerais presentes em suas composições, entre eles magnésio, ferro, cálcio e potássio, que auxiliam a converter açúcar em energia, além de diminuir o estresse e melhorar a memória.

Por fim, possuem ainda alto teor de gorduras insaturadas, então também auxiliam no controle da pressão e do colesterol.

4. GUARANÁ

Guaraná é um fruto da Amazônia, e é um dos mais conhecidos entre os estimulantes do sistema nervoso. É uma fruta que é encontrada apenas no Brasil, no Peru, na Colômbia e na Venezuela.

Quando usado na medida certa, auxilia com ânimo de disposição, pois além de ser rico em antioxidantes, também possui boas dosagens de cafeína, teobromina, teofilina e taninos. Sua composição é extremamente eficaz para diminuir a fadiga e aumentar o estado de alerta mental.

Além dos benefícios já citados, estudos comprovam que o guaraná também auxilia na melhora da concentração, na saúde da pele, na saúde intestinal e muito mais! (fonte)

5. MACA PERUANA

Essa raiz é rica em antioxidantes, auxiliando a evitar o envelhecimento e a cuidar do coração e limpeza do sangue. Além disso, é fonte rica de vitaminas e minerais importantes, que combinados com carboidratos, proteínas e polissacarídeos fornecem um combo de energia para o corpo.

Estudos comprovam que esse nutriente proporciona inúmeros benefícios para o corpo, entre eles, o que buscamos neste texto: aumento da energia e rendimento, tanto físico como mental, além de redução dos sintomas de cansaço e fadiga.

Outro benefício pode ser associado a exercícios físicos pois, quando essa raiz é consumida após a realização de práticas esportivas, pode auxiliar na redução de dores ou fadigas musculares.

6. GINSENG

É uma planta utilizada na medicina chinesa há séculos. Possui inúmeros benefícios para o organismo, entre eles, devido à quantidade de polissacarídeos e oligopeptídeos, que reduzem o estresse oxidativo e contribuem para a produção de energia dentro das células, o combate à fadiga, melhorar a função cerebral e também o humor. (fonte)

Devido a suas propriedades, possui ainda forte função anti-inflamatória, previne gripes, reduz os níveis de açúcar no sangue e melhora o desempenho físico.

Conhecia todos esses nutrientes? Além desses principais, você pode facilmente encontrar outros alimentos que podem funcionar como fonte de energia. Tenho certeza que após ler o texto da semana passada, que abordava coisas que você pode estar fazendo de errado para causar sonolência e cansaço, e com o dessa semana, que mostra o que você pode colocar na sua rotina para dar um UP, você já tem tudo que precisa para resolver esse problema.

Para não ficar muito longo, demos uma resumida no estudo nos nutrientes que trouxemos aqui hoje, no entanto, nas próximas semanas abordaremos com mais profundidade como cada nutriente funciona no corpo e quais seus benefícios, para que você faça uma escolha mais consciente do que trazer para seu dia a dia.

Fique de olho nos próximos artigos para se manter sempre informado sobre saúde e bem-estar, sempre alinhando isso a vida natural.

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