0

6 PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DA MACA PERUANA PARA SUA SAÚDE

Lepidium meyenii - Maca root or peruvian ginseng

Compartilhar

Nas últimas semanas, temos nos debruçado sobre o tema energia e disposição. No primeiro texto, comentamos sobre fatores que podem favorecer a letargia e tirar sua energia do dia a dia. Já no segundo artigo, falamos sobre como a alimentação pode ajudar a levar mais ânimo e melhorar seu foco na sua rotina de trabalho ou exercícios físicos.

Por fim, no último texto (da semana passada), adentramos um pouco mais sobre um nutriente específico: o Guaraná! Não esqueça de dar uma olhadinha e conferir os 5 principais benefícios dessa fruta para a sua saúde!

Hoje, conforme prometido na semana passada, vamos nos aprofundar em outro nutriente que, além de diversos outros benefícios (que serão tratados aqui também), podem te auxiliar a dar um up de energia e melhorar sua disposição e foco, seja em seu trabalho, seja na sua rotina familiar, ou ainda com exercícios físicos: a Maca Peruana.

A maca peruana é uma planta nativa do Peru, cultivada na região central, acima de 4 mil metros de altitude, há mais de 2 mil anos, sendo a parte mais utilizada para efeitos biológicos a raiz. Sua composição é tão potente pois conta com macaenas e macamidas, fitoesteróis, glicosinolatos e compostos menólicos. (fonte)

Essa composição tão rica é o motivo pelo qual a maca peruana se tornou um alimento extremamente popular pelo mundo. Estudos mostram que o tubérculo traz inúmeros benefícios para a saúde, além de proteger o organismo contra problemas de ordem neurológica e cardiológica, e ter ação anticancerígena. (fonte)

Além disso, a composição conta com quantidades excelente de aminoácidos, fibras, hidratos de carbono, cálcio, fósforo, ferro, zinco, magnésio e vitaminas B, C e E. Por isso, ganha também um caráter de alimento fitoterápico, sendo comumente utilizado na formulação de medicamentos.

Já deu pra entender o motivo pelo qual estamos nos aprofundando nesse nutriente maravilhoso, né? Não dava pra falar tudo sobre ele naquele texto que abordamos, além dele, os outros principais alimentos naturais com função energética.

Sendo assim, confira abaixo os principais benefícios da maca peruana e como ela funciona em nosso organismo:

  • PROPORCIONA MAIS ENERGIA E DISPOSIÇÃO PARA O ORGANISMO

Devido à alta quantidade de polissacarídeos, a maca peruana ajuda a aumentar a energia e o rendimento físico e mental, além de ser um forte aliado contra os sintomas de cansaço e fadiga.

Em uma pesquisa realizada com oito ciclistas treinados, com o objetivo de investigar o efeito da suplementação de maca peruana, constatou-se que os esportistas tiveram melhora no tempo de conclusão de uma prova de 40km após apenas 14 dias de consumo. Os participantes tinham torno de 30 anos de idade e consumiram 2.000 mg por dia do tubérculo. (fonte)

Por fim, por possuir propriedades anti-inflamatórias, além de diminuir a quantidade de ácidos lático e malônico do corpo, reduz nitidamente a fadiga muscular, sendo um ótimo suplemento para aumentar seus rendimentos, tanto mentais (trabalhos e estudos), quanto físicos.

  • AUXILIA NO EMAGRECIMENTO

Por ser extremamente rica em fibras e carboidratos complexos, a maca peruana gera sensação de saciedade, o que auxilia aqueles que querem manter uma dieta ou uma alimentação mais regrada e restritiva, evitando também que sinta fome entre as principais refeições.

Além disso, a maca peruana, por ser fonte de energia, auxilia na queima de calorias mesmo quando o organismo está parado, o que também é de grande ajuda a quem queira perder alguns quilos.

  • POSSUI AÇÃO ANTIOXIDANTE

A maca peruana é rica em compostos bioativos antioxidantes, com uma grande atenção aos compostos fenólicos, que são responsáveis por inúmeros benefícios à saúde.

Além dos efeitos antioxidantes dos nutrientes da maca, vale ressaltar que cada nutriente possui, também, outros benefícios. Os glucosinolatos, por exemplo, possuem ação contra o câncer de cólon retal, os fenólicos auxiliam na prevenção de doenças cardiovasculares e os alcaloides possuem efeito antifúngico e antibacteriano. (fonte)

Sendo assim, consumir maca peruana é uma ótima maneira de livrar seu organismo dos radicais livres (moléculas instáveis que causam estresse oxidativo e podem adoecer células, causar envelhecimento precoce, etc), e assim, prevenir-se de doenças que envolvendo o sistema nervoso.

  • MELHORA O HUMOR

Um estudo realizado por cientistas chineses analisou 29 mulheres em pós-menopausa, constatou que mulheres que ingeriram maca por 6 semanas apresentaram melhora na pressão sanguínea e diminuição dos sintomas de depressão. (fonte)

Além disso, a maca peruana também promove a produção de hormônios como testosterona, estrogênio e progesterona, de forma que combate o desequilíbrio hormonal do corpo, evitando problemas de saúde emocional relacionados a isso.

  • MELHORA A MEMÓRIA E FACILITA O APRENDIZADO

A maca peruana possui efeito neuroprotetor. Um estudo realizado em 2016, com o objetivo de descobrir se a maca poderia melhorar a função cognitiva e a função mitocondrial, provou que após 5 semanas de uso, o tubérculo pode sim apresentar melhora na função cognitiva, além de aumentar também a coordenação motora e a capacidade de aprendizado. (fonte)

O mesmo foi atestado por uma pesquisa realizada em 2006, que além de constatar maior facilidade de aprendizagem, mostrou também que a maca peruana pode diminuir os sintomas de depressão. (fonte)

  • AUMENTA A LIBIDO

Estudos realizados sugerem que a maca peruana possui atividade espermatogênica, aumentando a fertilidade, além de melhora do desempenho sexual. Uma pesquisa realizada em 2009 constatou, inclusive, que pacientes que sofriam de disfunção erétil sentiram melhoras expressivas no problema após cerca de quatro meses de uso. (fonte)

Outro ensaio clínico realizado com mulheres no estado de pré e pós-menopausa que consumiram 1500mg de maca peruana, duas vezes ao dia, por 12 semanas, concluiu que o tubérculo pode aliviar a disfunção sexual induzida por antidepressivos à medida que as mulheres envelhecem, particularmente no domínio do orgasmo. (fonte)

Além disso, lembra daquele estudo com os ciclistas, que comentamos na parte de melhora da energia e disposição? Ao final daquele estudo, foi constatado também que todos os ciclistas sentiram, de modo geral, aumento da libido. (fonte)

Incrível, né? São tantos benefícios que quase não cabe nesse texto, mas vale ressaltar que além disso, a maca peruana também apresenta função antimicrobiana, anticâncer, anti-inflamatória, neuroprotetora, hepatoprotetora, melhora a pele e melhora o sistema digestivo. (fonte)

No entanto, assim como acontece com o guaraná, as vezes, por si só, a maca peruana pode não sr suficiente para dar o combo de energia que você está precisando, dependendo do nível de cansaço que está sentindo.

Introduzir esse nutriente mega especial na sua alimentação com certeza fará toda a diferença para os seus dias, no entanto, para os dias em que o cansaço bate forte, pode ser interessante introduzir na alimentação diferentes tipos de alimentos energéticos que aumentarão o estímulo ao organismo.

Pensando nisso, semana que vem falaremos sobre outro alimento muito popular e importante quando o assunto é energia e disposição: o Ginseng! Então já sabe, né? Deixa anotadinho que sexta-feira que vem tem mais conteúdo pra você por aqui.

Compartilhar

Postagens relacionadas

Você sabia que a cada dez pessoas, cerca de três sentem desconfortos e complicações que estão relacionadas a distensão abdominal?
A prisão de ventre, ou ainda intestino preguiçoso, é uma condição na qual o portador tem dificuldades para evacuar, ainda que, por muitas vezes, sinta vontade intensa de ir ao banheiro.

Comentários do post

Pesquisar

PASTILHAS EFERVESCENTES

Shots Liquidos

Solúveis

Linha Essenciais - Liquid